Pilates
O que é o Pilates? Existe contra indicação? Quais são os benefícios?
O Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados no Solo ou em equipamentos específicos. Esses exercícios promovem aumento da qualidade de vida em indivíduos saudáveis além de devolver e restaurar a saúde em pacientes com alguma disfunção ortopédica (como artrite, artose, tendinite, hérnia de disco, escoliose, entre outras) e ou psicossomáticas (como a Fibromialgia).
O Método Pilates é indicado para toda faixa etária e não existe contra indicação absoluta, ou seja, todos devem praticar Pilates sob a orientação de um profissional capacitado.
Os benefícios do Pilates vão além da promoção de flexibilidade, força muscular, equilíbrio e coordenação, ele conecta o corpo e a mente através da respiração e da concentração.
Conheça alguns dos principais benefícios da técnica para a saúde:
Melhora a concentração e o foco
A cada exercício, aluno é estimulado a percepção sobre como cada postura realizada afeta seu corpo e como os músculos e a respiração respondem à prática. É também possível passar a reparar nas sensações (tanto corporais quanto psicológicas) que os exercícios causam durante e depois das aulas.
Melhora a postura
As causas de dores na coluna são variadas, mas sabe-se que o Pilates é uma das atividades que mais contribuem para o alívio deste quadro. Os exercícios fortalecem a musculatura local, alonga todos os grupos musculares e despertar a consciência do alinhamento corporal nos alunos, o que consequentemente melhora a dor e a postura.
Melhora o equilíbrio
Quanto mais mergulhados nas tarefas do dia a dia e menos conscientes do equilíbrio corporal, mais os indivíduos correm o risco de sofrer quedas ou outros incidentes que podem causar imobilização temporária ou até mesmo permanente. Um corpo equilibrado é mais ágil e mais forte.
Ajuda a emagrecer
Ao tirar o corpo da inércia e passar a movimentá-lo com alongamentos e o uso da própria força, o Pilates aumenta a queima de calorias e tonifica a musculatura, além de fortalecer as articulações, o que é de grande auxílio para quem quer perder peso de forma saudável. O Pilates orientado por um profissional e aliado a uma reeducação alimentar pode contribuir muito no emagrecimento saudável.
Reduz o risco de doenças
Doenças não transmissíveis como hipertensão, diabetes tipo 2, depressão, obesidade, apneia, doenças cardiovasculares e outras diversas condições podem ter significativa melhora com a prática do Pilates. Além disso, os exercícios também ajudam a prevenir estes e outros quadros que podem surgir com o sedentarismo.
Melhora a qualidade do sono
Com rotinas cada vez mais estressantes e corridas, o sono da população tem sido afetado, o que pode acabar desencadeando uma série de problemas - da obesidade à depressão. Com a movimentação do corpo, a melhora na circulação sanguínea e a potencialização na oxigenação do organismo, o corpo tem melhores condições de relaxamento durante o sono, proporcionando noites de descanso realmente restauradoras.